sábado, setembro 11

Cambodia | Phnom Penh

KingdomofCambodia.svg

(Preăh Réachéanachâkr Kâmpŭchea)

Nome oficial do Reino do Camboja em Khmer

www.cambodia.gov.kh

O Camboja é um país asiático da Indochina, limitado a norte pelo Laos, a leste e a sul pelo Vietname, a oeste pelo Golfo da Tailândia e a oeste e a norte pela Tailândia.

Area – 181 000 km2

Population – 14 millions

Density – 74 habitants / Km2

Capital city – Phnom Penh

Phnom Penh area – 290 km2

Phnom Penh population – 2 millions

Phnom Penh density – 7000 habitants / Km2

Phnom Penh Map

Kâmpŭchea´s background

Um grande acontecimento na pré-história Cambojana foi a lenta introdução do cultivo de arroz pelo norte, que começou em torno de 3000 a.C. Grande parte das evidências arqueológicas vem do Planalto de Khorat (actualmente na Tailândia). No actual Cambodja foram encontrados assentamentos da Idade do Ferro em torno dos Templos de Angkor, assim como, alguns canais circulares.

Durante o 3º, 4º e 5º século d.C., os estados indianizados tiveram o domínio do actual Cambodja e sudoeste do Vietname. Por mais de dois mil anos, o Cambodja foi influenciado pela Índia e China, passando esse conhecimento e cultura para as civilizações do sudeste asiático (que correspondem hoje à Tailândia, Vietname e Laos). O império Khmer surgiu entre o século IV e o XIII e, a partir de então, o budismo cresceu e tornou-se a religião mais popular. A partir desse período, o Império Khmer começou a declinar, mas manteve o seu poder até ao século XV.

O centro do poder estava em Angkor, onde uma série de capitais foram construídas durante o auge do império. Angkor poderia ter suportado uma população de até 1 milhão de pessoas. Angkor, uma das maiores civilizações antigas, e Angkor Wat, o mais famoso e preservado templo religioso desse período, são resquícios de um passado cambojano com um grande poder regional.

Após uma longa série de guerras contra os reinos vizinhos, Angkor foi saqueadas pelos tailandeses e abandonada em 1432 devido à quebra das sua infraestrutura e desastres ecológicos.

Em1863, o Rei Norodom, que havia sido colocado no poder pela Tailândia, pediu a protecção da França contra os tailandeses e vietnamitas apósas tensões entre esses reinados terem crescido.

O Camboja continuou com a protecção da França entre 1863 e 1953, administrado como parte da colónia da Indochina Francesa, à excepção da ocupação do Império Japonês de 1941 a 1945. Tornou-se uma monarquia constitucional com o Rei Norodom Sihanouk mas perdeu oficialmente o Delta do Mekong (passando para o Vietname) quando a Indochina Francesa deu a independência.

Foi após a Segunda Guerra Mundial que o forte sentimento nacionalista, liderado pelo recém surgido Partido Popular Revolucionário do Kampuchea (KPRP/PPRK), levou a França a conceder a independência cambojana, em 9 de Novembro de 1953.

A partir de 1964, com o surgimento dos Khmer Rouge (treinados em técnicas de combate como Wayshia) passam a deparar-se com uma violenta rebelião comunista, que atinge o seu auge nos anos 1967/68.

O breve, mas sangrento, regime de Pol Pot e dos Khmer Rouge terminou em 1978 com a intervenção do Vietname que instalou um regime "amigo". Os Khmers Rouge continuaram a luta armada contra o regime até aos anos 1990 do século XX, quando o Camboja, sob a égide da ONU iniciou um processo de democratização.



Sem comentários: