quarta-feira, agosto 1

Veneza à vista :)

Dia 46 - 30 Julho 2007

Veneza é uma cidade brutal, nao se precisa de pisar o solo para constatar este facto, basta olharmos pela janela do comboio minutos antes da chegada! Que sensaçao...

Mal chegámos, tratámos logo de deixar as mochilas nos cacifos da estaçao para podermos dar início ao nosso passeio por veneza :)

A cidade nao é grande e, passámos a manha e a tarde a ver os pontos mais importantes a pe. Escusado sera dizer que estivémos a maior parte do tempo na Praça de S. Marcos a tirar fotografias e a aperciar o Grande Canal. Apesar da cidade ser muito agradável, por todos os seus canais, gondolas, varandas cheias de flores coloridas, ruas estreitas, mascaras títicas nas lijas, gelados maravilhosos, etc, etc., fiquei um bocado desiludida. O que me disseram foi que era uma cidade de eleiçao! De topo! Eu nao achei, de maneira nenhuma! O que achei é que Veneza tem todas as qualidades para ser uma cidade de topo como Praga, Viena e Ljubljana, por exemplo, mas, por ser muito suja, com a maior parte do edifícios (que monumentos quer casas particulares) em mau estado de conservaçao e muito pouco cuidados, nao pode ser considerada como tal. Ao contrário de amsterdao, que também é uma cidade entre canais, Veneza nao tem espaço, nao tem ar, é uma cidade muito fechada, com ruas muito estreitas (à excepçao da Praça de S. Marcos).

Ainda fizémos uma tentativa de andar de Gondola mas, como pediram 80 euros por 40 minutos, decidimos fazer apenas 5 minutos na gondola publica que atravessa as margens do Grande Canal por apenas cincuenta centimos ;)

Para finalizar este passeio, e antes de voltarmos para a estacoa doc comboios, ainda tivemos tempo de comer um sorvete italiano que nos deu forças para uma grande corrida, visto o tempo mudar inesperadamente. Sem estarmos a contar, levantou-se muito vento e uma tempestade invadiu a cidade. O panorama mudou radicalmente , um tecto cinzento escuro cobriu Veneza e depressa "varreu" a grande multidao de gente das ruas!

Nós, mais uma vez, tivemos sorte porque acabámos o trajecto mesmo quando a tempestade começou e chegámos à estacao completamente secas!

A última viagem de comboio correu bem, foi mesmo a despedida! Chegámos a Milão às 21h e sentimos que a viagem está mesmo a chegar ao fim! Nao estamos tristes porque tudo o que começa tem um fim e tambem porque sabemos que, mais cedo ou mais tarde, surgirá outro roteiro maluco, inventado e pesquisado por "moi" que depressa se tornará realidade! É previsível...

Em Milão esperámos 1h para apanhar o comboio até Bergamo, a cidade mais próxima do aeroporto. Apenas tivémos 30 minutos para saborear a verdadeira viagem de despedida dos comboios, pelo menos nesta viagem... ;)

Ao chegarmos ao aeroporto, depois de 5 minutos de autocarro, decidimos desligar o cerebro e, a partir daquele momento, já nao pensar mais. Já nao surgirão imprevistos e a unica coisa que nao espera é aguardarmos pelo voo que vai acontecer de madrugada.

Estamos mesmo acabadas! Em qualquer espera por transportes, ou dentro dos mesmos, dormimos profundamente quase por instinto, até nos babamos e ressonamos, quem diria...

Sem comentários: