sexta-feira, agosto 29

Somewhere between Christchurch, Greymouth and Fox Glaciar - New Zealand

A viagem de comboio, de Christchurch para Greymouth, correu muito bem. Tambem e' um dos percursos cenicos de eleicao!

O comboio ia praticamente cheio mas nao foi por isso que nao tivemos o conforto e a atencao devidos. Ate fizeram umas paragens pelo caminho onde tirei fotos e pude ouvir a explicacao dos locais pelos guias que iam no comboio e que estavam ao nosso dispor.

Uma das coisas mais importantes, e que me esqueci de referir, e' que este trajecto so e' possivel de comboio. Nenhuma estrada existe e, mesmo de comboio, metade do trajecto e' feito atraves de tuneis e pontes de muito dificil acesso. Mais uma nova experiencia, passada no fim do mundo! :D

Durante a viagem, que durou cerca de 3h, conheci uma japonesa muito querida, Makiko, que tambem estava a viajar sozinha. Falamos muito e, apesar de termos tido um "contacto relampago", prometemos nao nos perdermos de vista e encontrar-nos no sul, em Queenstown, daqu a uma semana.

Apesar do ingles da Makiko ser muito melhor do que o meu, fiz-me notar :) Ao fim ao cabo, ela mora em Auckland e e' casada com um americano ha 10 anos.

De Greymouth, parti logo para mais 5h de camioneta com destino a Foz Glaciar. O senhor motorista tinha pinta e sentido de humor. Fui 'a frente, mesmo na crista da onda :)

O tempo mudou, quer dizer, como mudei de latitude e longitude, chuva, muita chuva, frio, muito frio. Brrrrrr... Contudo, as paisagens sao incomparavelmente belas e puras.

Acho que a NZ vai ser o pais que irei aconcelhar em primeiro lugar, nao por ter decidido que fosse o meu favorito (porque nao tenho) mas por o considerar a mistura perfeita do campo e da cidade. Faz-me lembrar a Islandia (mas com vida por todo o lado), a Irlanda (mas sem o caos de Dublin), a Noruega (apenas as zonas de fiordes), mas tambem cidades como Veneza, Praga, Paris e ate Lisboa!

As paisagens sao sempre um misto de verdes contrastados com ovelhas, vacas, cabras, cavalos, coelhos, patos, focas e muito mais animais que eu nao vi ou nao sei o nome.

Outro pormenor importante sao as pontes. Passamos por muitas e todas com o simbolo de provisorias/permanentes. Nao consegui perceber o significado... A verdade e' que todas as pontes tem um aspecto miseravelmente velho mas continuam a ser usadas. Pelo que o motorista disse, como as chuvas e os ventos fortes estao sempre a mudar as terras e a destruir as infra-estruturas, eles acabam por ter sempre infra-estruturas provisorias/permanentes.

A minha ideia e simples: para mim, a NZ parece estar sempre em obras, o que acaba por lhe retirar um pouco da beleza natural mas que, ao fim ao cabo, e assim que funciona este lugar nao inospito...

Ao fim da tarde, cheguei sa e salva a uma pequenissima localidade chamada Fox Glaciar, onde vou ficar cerca de 4 dias :) So estou eu, meia duzia de pessoas e o maior glaciar da NZ. Espero fazer uma caminhada de um dia pelo glaciar e explorar este novo cenario tanto quanto me for possivel...

E' neste sitio da NZ que chove mais, cerca de 10 metros de chuva por ano ou, se quiserem, chove torrencialmente pelo menos 320 dias por ano. It's amazing, isn't it?








Sem comentários: