quinta-feira, junho 21

Por outras paragens...

Dia 4 - 17 Junho 2007

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ISLÂNDIA (FERIADO NACIONAL)

Finalmente consegui dormir uma noite descansada e sem interrupções, o que mostra já estar adaptada ao país e aos seus horários :)

Pouco depois das 10 horas da manhã houve música ao vivo e actividades por toda a capital islandesa, estava tudo pensado ao pormenor, desde a decoração dos postes de iluminação às bandeiras do país içadas em pontos estratégicos da cidade.

Nos parques havia brinquedos insufláveis espalhados por todas as áreas de relvado onde era norória a alegria das criancas e dos jovens junto de tanta coisa nova.

O dia estava lindo, estivemos parte da manhã num parque com um grande lago (Tjörnin), onde pudemos apreciar as criancas a darem pão aos patos e tirar algumas fotografias artísticas.

Nao há dúvida que tanto na Escandinávia como aqui na Islândia, apesar do frio, os parques e jardins são muito procurados por parte dos cidadãos e, ainda mais quando se trata desta data tão especial como o dia da independência da Islândia que aconteceu no ano de 1944.

Nos planos para a tarde estava visitar a Blue Lagoon, localizada a 50 km para sudoeste de Reykjavik e uma das maiores atracções da Islândia.

Quando se está na Lagoa Azul, tem-se a percepção de que se está isolado numa piscina enorme de água a ferver, rodeado apenas pela natureza, e na realidade é isso mesmo!

A Blue Lagoon consiste numa grande lagoa assente num campo macisso de lava negra "alimentado" por água de um azul leitoso com cerca de 38 graus centígrados de temperatura.

Desta informacao retirada do guia da Lonely Planet, que nos tem acompanhado, é importante acrescentar que fora da lagoa está uma temperatura arrepiante de aproximadamente 8 graus centígrados nesta época do ano, por isso podem imaginar o bem que se estava dentro de água e, ao mesmo tempo, a previsível pneumonia ou otite que se poderia desencadear desta aventura!

Dentro da zona da lagoa pudémos experimentar a zona de banhos, a sauna e as máscaras de lama de sílica. escusado será dizer que ficámos 4 horas dentro de água e, depois de uma pequena pausa para o almoco, lá fomos nós outra vez desfrutar desta maravilha que é estar ao ar livre, dentro de uma lagoa, e poder ver as montanhas com neve ao longe por entre uma grande massa de vapor à altura das nossas cabeças.

Posso dizer que este país é mesmo diferente do que estou habituada e, por isso, nao pára de me surpreender. Que bom poder estar aqui...

Dia 5 - 18 Junho 2007

Aproxima-se a hora da partida. :(

Tudo o que é bom acaba depressa, mas abre portas para a próxima etapa desta viagem. :)

O dia de hoje teve o céu completamente limpo, o que é uma raridade neste país e um convite à contemplação do sol da meia-noite.

Hoje foi o dia em que precorremos a capital de lés-a-lés, e ao mesmo tempo, tratámos de algumas tarefas pendentes (mandar postais, descarregar as fotografias, ver e-mails e comprar comida e água).

Com as contas todas feitas, fomos ao supermercado "estourar" o resto do "ourinho" que deu para duas maçãs verdes pequenas e ainda para ficarmos com 4 moedas para recordação. ;)

As coisas na Islândia são estupidamente caras! Tão caras ao ponto de nunca termos ido à internet decentemente, de irmos ao supermercado tipo Lidl e de fazermos apenas as excursões imprescindíveis.

E porque hoje vamos embora, tivemos um almoço "a duas" na cozinha da pousada com o sol a entrar pela janela. A ementa? Creme de espargos com bocadinhos de pão frito :)

Com o intuito de aproveitar a excelente luminosidade e contraste que o dia nos ofereceu, fomos a pé ao Museu Saga, um dos pontos mais elevados da cidade e pudemos desfrutar de uma vista panorâmica de toda a capital islandesa.

No caminho de volta, passeámos por um centro comercial que foi a minha salvação! Vou explicar: a meio da tarde comi um iogurte de café que caiu que nem uma bomba na minha barriga. O resultado provocou um "pôr-do-sol" antecipado nas casas de banho do centro comercial! :) :) :)

Como se não bastasse, só fiquei aliviada por breves minutos pois o resto do caminho correu entre convulsões e reanimações da tripa! Só tenho a imagem de quarteirões de casas individuais onde as criancas brincavam com trampolins e baloiços no quintal e eu, a fazer a maior ginástica física e mental para nao mudar de cor.

Milagrosamente, com a chegada à igreja mais importante da cidade, esqueci-me da dor de barriga e recomecei a "tour".

À noite preparámos outra ementa, massa com queijo e bocadinhos de maçã verde e vermelha. Que requinte! E depois? Um cházinho e dois dedos de conversa até se fazerem horas para o tão aguardado momento, o sol da meia-noite.

A ideia era boa e acabámos por ir na mesma em direccao à zona do cais mas, numa questao de minutos, o sol escondeu-se entre as nuvens perto da linha do horizonte :( :( Nao pudemos assistir até ao fim mas pudemos comprovar tal aconteciento!

Estou estourada mas feliz.

Dia 6 - 19 Junho 2007

Esta noite nem deu para aquecer a cama, foi deitar e levantar!

O vôo partiu à hora certa (07:50h) e depois da descolagem, tentei completar as horas de sono que uma noite bem dormida deve ter. Após uma escala de 5 h em Londres, aterrámos na Finlândia por volta das 23h.

Para variar, hoje o pôr-do-sol foi excelente e o céu estava completamente limpo, o que falhou foi coincidir com o trajecto de camioneta do aeroporto até à cidade de Tampere. :(

Ficámos instaladas na Guesthouse Sofia, que reabriu na semana passada com nova gerencia.

Dia 7 - 20 Junho 2007

A estadia da noite passada resumiu-se a 5h de sono, o que foi uma pena porque nem usufruimos das excelentes condições que esta pousada oferece.

O tempo estava excelente e passar-se directamente para a manga curta foi um choque para quem veio da Islândia, onde se vestia sempre uma blusa de malha e um casaco forte (mesmo de dia). Bem, mas penso que no decorrer desta viagem estamos a salvo de mais frio!

A manhã foi passada entre duas igrejas em Tampere e no comboio até Helsínquia. Num abrir e fechar de olhos, tinhamos outra vez casa, desta vez por 2 noites e no Eurohostel mesmo em frente ao cais da capital.

Helsínquia parece monumental, amanha vamos tentar conhecer todos os pontos importantes já que hoje passámos muito tempo na internet da biblioteca municipal.

Estamos de rastos! Isto de dormir 5h por noite nao é uma boa estratégia. Até breve...

(as fotos ainda nao foram possíveis mas nao estao esquecidas. Fica a promessa!)

Sem comentários: