sexta-feira, junho 22

Solsticio - Inicio do Verao

Dia 8 - 21 Junho 2007


Hoje é um dia muito especial porque faz uma semana que estamos a viajar e coincide com o solstício de Verão, o dia maior do ano. Hoje começa o Verão.

Com um sol fortíssimo, passamos a manhã a ver os pontos de maior interesse da cidade de Helsinquia. Como ja vai sendo regra, percorremos a cidade a pé e sem dificuldade, pois quisemos aproveitar as excelentes condições que as vias para peões oferecem.

Não há dúvida que a atração de maior interesse é a catedral, um edificio monumental!

Na cidade quase todos os cidadãos se deslocam de bicicleta, já que há ciclovias em todo o lado e a cidade é praticamente plana.

Nos, como não trouxemos as nossas bicicletas, experimentámos as que existem na cidade, expecificamente para os turistas. Funcionam como os carrinhos de supermercado, põe-se uma moeda de 2 euros e anda-se até aborrecer! Pela cidade encontram-se muitos pontos onde podemos encontrá-las.


No nosso caso foi complicado porque como decidimos andar de bicicleta ao fim do dia, tivémos que procurá-las cerca de 2h.

Porque já estávamos a desesperar e não queríamos desistir, parámos para comprar uma cerveja e comemorar a primeira semana de viagem. Parecendo um milagre, ainda não tínhamos acabado de beber a cerveja já estavam 4 bicicletas disponiveis num dos parques. A aventura começou!

Estivemos 4 horas a percorrer a marginal da cidade e a Vera ameacou cair umas quantas vezes, já que as bicicletas não têm travões e abrandam quando se deixa de pedalar.

O pôr do Sol aconteceu por volta das 23h e nós ainda conseguimos tirar umas fotos antes de irmos na bisga para a pousada. :)

Foi duro! Tenho o rabo todo dorido pois a minha bicicleta não tinha o banco bem apertado e passou o tempo todo a subir e descer.

No fim conseguimos fazer tudo o que queriamos e amanhã outro país nos espera...


Dia 9 - 22 Junho 2007


Mais outra manhã a madrugar, com este ritmo, daqui a 1 ou 2 dias estamos rebentadas!


Chegámos às 7 horas ao cais dos barcos para Tallinn (quase 1 hora antes) mas, não adiantou nada porque como nao nos avisaram que se tinha que fazer o check-in, acabámos por ser das últimas pessoas a embarcar, e foi uma sorte!


A viagem foi calma, nem deu para enjoar.

Os barcos são grandes e muito confortaveis, o que tornou possivel apreciar a paisagem e dormir um pouco, já que o trajecto demorou apenas 1 hora e meia.

Quando pusémos os pés de novo em terra firme estávamos na Estónia e o panorama era um pouco diferente, pelo menos na capital.

Tallinn apresenta uma periferia sem beleza, com as avenidas pouco cuidadas e algum lixo mas, à medida que se vai caminhando em direcção à zona histórica a coisa muda de figura.


No centro histórico tudo está muito tratado, os turistas param, observam, tiram fotografias, sem mostrarem a mínima pressa, pois afinal é uma cidade pequena e com pouco trânsito.


O fim do dia é geralmente passado numa esplanada das muitas espalhadas pela cidade, onde se pode apreciar a história, cultura e vida de uma das mais pequenas capitais europeias.

Devido a localização da Estónia, o clima, mesmo nesta época do ano, apresenta-se com temperaturas inferiores às do centro da europa, tendo-se tornado hábito, por parte dos visitantes e turistas, o máximo aproveitamento dos raios solares. É interessante ver como as praças da cidade se enchem de pessoas nas esplanadas a aproveitar o sol na companhia de uma bebida e/ou comida.


Apesar de muito cansadas, conseguimos mandar um postal para o Marco e dar a volta a cidade a pé. No fim de tudo ficámos na segunda guesthouse que procurámos porque a primeira era de uns hippies e não tinha o mínimo de condições. Estamos bem e pagamos pouco, cerca de 11 euros pessoa/noite.


Amanha é outro dia!


Dia 10 - 23 Junho 2007

Definitivamente nao conseguimos dormir mais de 5 horas por noite! Hoje passámos a manhã dentro de um autocarro que faz a ligação Tallinn - Riga. Ao fim de 4 horas de trajecto chegamos a capital da Letónia e foi a desilusão completa!

Riga, que esteve em guerra até 1991, parece ter parado no tempo, as ruas estão destruidas ou inacabadas, com buracos, muito lixo e as pessoas são pouco arranjadas, bebem muito na rua e nao falam inglês.

Quando se chega, até se tem a impressão que, retirando a periferia, a cidade tem o seu encanto, mas não! Mesmo o centro histórico não está cuidado e as igrejas e edificios de valor patrimonial estão ao abandono desde os ataques russos.

É uma tristeza, porque o valor está lá, mas já não resta muita coisa para um dia restaurar...

Para contrariar este panorama, encontrámos uma pousada 5 estrelas, com internet, cozinha e um ambiente muito descontraido.

A tarde fizémos mais uma tentativa para conhecer a cidade mas, apesar de termos visto mais algumas coisas com interesse não mudou a opinião formada à chegada.

Tanto quanto sei, a Letónia vai entrar para a Comunidade Europeia mas, na verdade, não tem nada a ver com o resto dos paises envolventes, quer dizer, acho eu, porque só amanhã posso dizer quando conhecer Vilnius, a capital da Lituânia.

Hoje à noite, quando íamos começar a fazer o jantar, fomos informadas que ìa acontecer na guesthouse a festa do começo do Verão (aqui eles comemoram a 23 de junho). Foi uma festa e tanto, pudémos conversar, comer, beber e tirar algumas fotos. Das pessoas que apareceram, a minha simpatia caiu sobre um francês de aproximadamente 60 anos que é apaixonado por viagens como eu. :) Conversei com ele durante horas e aproveitámos para trocar ideias mas, o tempo foi passando e, ao fim de algumas cervejas, ja estávamos todos a rir e a não dizer coisa com coisa, heheheheh... acontece aos melhores :P

Sem comentários: