domingo, novembro 11

Já sei!

Hoje fez-se luz na minha cabeça! Consegui encontrar semelhanças entre a cidade onde vivo agora (Sydney) e outra cidade onde já estive no passado, apenas de férias (Singapura).

Quem conhece um pouco da Ásia consegue perceber que Singapura, apesar de estar localizada no Sudeste Asiático, não tem nada a ver com os países que a rodeiam (Indonesia, Malásia, Tailândia, Laos, Vietname, Camboja, etc.).

Até ao ano passado, nunca tinha visitado uma cidade onde sentisse, desde o primeiro minuto, que tudo funcionava. Singapura foi a primeira! Agora, em Sydney, sinto exactamente a mesma coisa. Não há dúvida que para quem visita uma cidade deste tipo, fica impressionado, tem a ideia que é uma cidade exemplar mas, o que acontece na realidade, é que os CIDADÃOS vivem rodeados de regras e de leis que SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR.

Espero fazer-me entender pois agora faço parte dos 30% de cidadãos que vivem em Sydney e não têm nacionalidade australiana. É extremamente desagradável, sentir uma pressão enorme, todos os dias, por parte do governo e das autoridades australianas, no sentido de fazer com que os cidadãos se comportem tipo robots e cumpram todas as regras impostas sem que se possam pronunciar.

Assim, é normal que não se veja um único papél no chão, uma única ponta de cigarro na rua, que ninguém passe uma passadeira com o sinal vermelho para os peões, que nenhum automobilista conduza com alcool, etc..

Querem saber uma coisa? Quase todos os dias vou à tabacaria comprar tabaco para o Geo. Mora comigo, tem apenas 17 anos e fuma desalmadamente no quintal da nossa casa :) Esta situação é estúpido porque ele não pode comprar tabaco mas, uma vez dentro de casa, é-lhe permitido fazer o que bem entender e ninguém tem o direito de invadir a sua privacidade.

Só uma curiosidade: um maço de tabaco aqui na Austrália custa entre 8 a 15 euros. O Geo compra aproximadamente um por dia...

Sem comentários: