segunda-feira, dezembro 10

Mais uma semana passada e... Camberra com ela :)

Porque parar é morrer, no fim da semana, decidi perquisar os comboios e as pousadas em Camberra e pus-me a caminho!
O despertador do telemóvel tocou às 6 horas da madrugada. Vesti-me, fiz duas sandes de queijo, peguei na mochila e parti em direcção à estação dos comboios.
Da minha casa até à Estação Central foi apenas uma hora e, apesar de ser Sábado, o comboio estava cheio de gente.
Pela primeira vez na vida, assisti a um atraso significativo dos comboios na Austrália! A partida para Camberra estava prevista para as 7:45 mas, às 9:45 ainda não havia notícias nem comboio nenhum...
Depois de esperar sem desesperar, comecei a minha viagem "alone" e num dos melhores lugares da classe económica. Um lugar para deficientes :)
Foram 4 ou 5 horas bem passadas, as paisagens fizeram-me lembrar o Alentejo, apenas zonas planas com prado, algumas árvores adultas, charcos e muito gado.
Quando cheguei ao destino foi uma desilusão completa! Camberra, apesar de ser a capital deste gigantesco pais, não é uma cidade bonita, não tem muito para visitar, não tem os transportes necessários nem as infra-estruturas mínimas para receber turistas.
Depois de 1 hora e meia à espera de um suposto autocarro, que me levaria para o centro da cidade, paguei 6 ou 8 dólares por 15 minutos de trajecto e verifiquei que é longe mas não impossível de se fazer a pé. A malta aqui, cada vez que se pergunta se é longe, dizem logo que é muito longe, não compreendo. Para mim, é ridículo pagar uma pequena fortuna e ainda ter que esperar uma eternidade por um transporte que é público (se estivesse em Portugal até compreendia)!
Não encontrei muitos turistas e, as poucas coisas que se podem visitar estavam fechadas. Apenas estive na Universidade de Camberra (a maior que vi até hoje) e o Jardim Botânico, com visita guiada e tudo! Andar a pé nesta cidade é complicado porque cada coisa de interesse está em cada canto mas toda a cidade tem áreas pedonais só se precisa de espírito e vontade :P
Ao contrário de Sydney, o tempo é seco, muito quente e as moscas são uma constante. Complicado fazer turismo com todos estes contras...
Depois de fazer o check-in no Camberra City Youth Hostel e de por as minhas coisas no cacifo do dormitório, vesti o biquini e disfrutei de umas horitas na piscina interior, jacuzi e sauna que a pousada oferece aos viajantes. Boa ideia, já que um dia é suficiente para ver a cidade :)
No Domingo de manhã, parti à aventura e decidi fazer o percurso inverso a pé (da cidade até à estação dos comboios). Consegui passar 6 horas a fazer um roteiro turístico, por mim inventado, e visitar alguns edifícios de interesse como o Parlamento e a Galeria Nacional de Arte.
Já na estação, e pronta para dormir uma bela soneca no comboio, apercebi-me que tinha uma bolha enorme no pé direito. Coisas que acontecem...





















Sem comentários: