quinta-feira, janeiro 29

DIA 11

24 JANEIRO 2009

Abri a pestana ainda de noite (6:45) e, por mais que tentasse voltar a adormecer, o meu cérebro achava que já eram horas e acordar.

Aproveitei para falar com a família pelo skype e matar saudades. Tão longe mas tão perto…

Experimentámos o pequeno-almoço da pousada, panquecas feitas por nós acompanhadas com caramelo ou manteiga e por chá ou café. Deram-nos a massa e nós cozinhámo-las. Comparámo-las com as dos outros. Comemos desconsoladas…


#137#

Levantámos 400 $CAN e comprámos uma “tour” para as Caratatas do Niagara. IuPyYyY!!! Amanhã, vamos finalmente conhecer mais uma das 7 MaRaViLhAs Do MUNDO (e gelada).

11 horas, High Park, arredores de Toronto.

Viajámos de metro em direcção à High Park Station, onde se localiza o maior e mais bonito parque da área metropolitana de Toronto. Comprei uma baguete de mistura na estação.

#138#

#139#

Começámos a andar e não vimos pessoas, apenas esquilos de um lado para o outro. Alguns pareciam agressivos. Andavam a desenterrar os mantimentos que tinham escondido durante o Verão. Andavam felizes de árvore em árvore e brincavam uns com os outros.


Ao darmos uma olhadela no mapa do parque, reparámos que seria muito difícil nos deslocarmos nele. Os caminhos secundários estavam cobertos de neve e era impossível nos guiarmos e sabermos se eram lagos, caminhos, zonas ajardinadas ou outra coisa qualquer. Em 10 minutos, congelámos e eu deixei de sentir os dedos todos e parte da cara. Decidimos fazer praticamente todo o percurso pelos acessos pedonais exteriores e procurar um café quentinho para abancar. Estava MUITO frio.

#140# & #141#
Vimos um senhor a fazer “jogging” com a cara cheia de gelo. Era o suor congelado! Tirámos quase a roupa toda, enchemo-nos de protector solar e aproveitámos o sol mesmo ao pé de uma grande janela, no interior do café. Bebemos chá de menta e chocolate com café e leite (moka).

#142#
Voltei a sentir os dedos e a cara rapidamente.

Duas horas depois, enchemo-nos de coragem e tirámos umas fotos antes de voltarmos a Toronto. Foi interessante mas não usufruímos do parque propriamente dito. Não havia condições!

#143#
#144# & #145#
#146#
#147

#148#
Voltámos de metro com destino ao Queen´s Park. Fotografámo-nos aos saltos em frente ao Royal Ontario Museum (fotos essas consideradas para alguns como fotomontagens) e demos uma volta no jardim nevado com árvores despidas.


#149# & #150#
#151#
#152#
#153#
Para acabar o dia em beleza, e porque estava um frio insuportável, seguimos de subway com destino à Chinatown para comermos comida de prato num restaurante quentinho e minimamente confortável. Escolhemos um tailândes (Thai Angels).

O atendimento e a refeição foram excelentes. A Vera comeu uma “Summer Hot Sour Soup”, eu uma “Lemongrass Spring Soup (Tom Yum)” e dividimos um “Vegetable Curry” com arroz de jasmim assim como uma “Fried Banana with Honey”. Excelente! Pagámos caro mas valeu a pena. Caro quer dizer, estamos a falar de uns 10 euros por pessoa…

Cheias, arrastámo-nos até ao supermercado mais próximo e comprámos comida para o almoço de amanhã. Vamos passar o dia nas cataratas, mesmo na fronteira entre o Canadá e os States. Vamos, finalmente, ver com os nossos próprios olhos as Cataratas do Niagara (para nós e muitas outras pessoas, canadianas mas para os americanos, americanas). A verdade é que o Rio Niagara limita a fronteira entre estes dois países e há duas grandes quedas de água uma, localizada na margem do rio pertencente os States, a outra, localizada no lado canadiano. No entanto, e para nós, a que fica do lado dos States é uma cascada e a que se localiza do lado canadiano uma catarata, a monumental e deslumbrante CATARATA DO NIAGARA!

Ao olharmos pela janela do quarto, a noite apresentava-se calma e as ruas desertas. Não nos importámos de ficar em casa num Sábado à noite. Escrevemos, lemos, conversámos e vibrámos.

#154#

#155#
#156# & #157#
#158# & #159#

Sem comentários: