sábado, janeiro 24

DIA 6

19 JANEIRO 2009
Voltei a abrir a pestana involuntariamente às 5 da manhã (10 em Portugal) e, sem pensar duas vezes, desci de pijama até ao R/C, onde se localiza a recepção e é o único sítio onde se apanha “wireless”.

Estive a teclar no skype, a ler e-mails e a ver fotos. O segurança andava de um lado para o outro a matar bicharada na cave.

Não percebo como só consigo dormir até às 5 ou 6 da manhã (em Portugal isso nunca acontece!). É o chamado “jet lag”. O certo é que acabo por aproveitar esse tempo a escrever, ler, pensar, reflectir e até tirar conclusões. Sinto muita satisfação nesses minutos matinais, ao contrário da minha querida irmã, que a única coisa que sente alguma satisfação é em pôr o despertador para 5 minutos mais tarde. “Mhmm?? quê?? onde?? porquê?? como?? Só mais 5 minutos… ZzzzzzZZzzzZz”.

Apesar de hoje não termos visto neve ao acordar, a paisagem continuava pintada de branco.

Preparámos sandes de hambúrgueres de soja (trazidos de Portugal) e apanhámos o “subway” (“Downtown”) para “South Ferry”.

Percorremos o “Battery Park” na direcção do cais e apanhámos o “ferry” que faz o transporte dos turistas para a “Liberty Island”.
#41#
No caminho, a Vera não resistiu em comprar um “moka”. Não dava jeito que o cérebro dela continuasse em ponto morto, ao fim e ao cabo, era um dos pontos altos da cidade de Nova Iorque.

Embarcámos logo no primeiro ou segundo “ferry” do dia. Não queríamos apanhar banhos de turistas nem perder pitada!
#42# & #43#
O tempo esteve sempre cinzento com o sol a querer espreitar de quando em vez. Tirámos algumas fotografias ao Rio Hudson e à Estátua da Liberdade enquanto viajávamos no barco. O percurso demorou cerca de 15 minutos e deu para ter uma perspectiva completamente diferente da cidade e das envolvências.
#44#
#45# & #46#
#47# & #48#

À medida que nos deslocávamos, víamos as placas de gelo fino à superfície a partirem-se. Imaginámos as paisagens do Alasca e dos pólos…

#49#

Quando desembarcámos na pequena ilha, fomos invadidas por um frio de morte e a neve voltou a cair. Estava tudo virgem. Os caminhos apresentavam-se revestidos com uma camada de neve grossa e fofa, apenas interrompida por pegadas de gaivotas ou buracos feitos pelos esquilos.

Para quem tinha visto neve e nevar apenas uma vez antes desta viagem, como o caso da minha irmã, foi uma manhã em cheio. Eu própria achei lindo!

Tirámos muitas fotografias (a saltar, a fazer a roda, enfim…vocês sabem).
#50# & #51#
#52#
#53# & #54#
#55# & #56#

#57# & #58#
#59#
#60# & #61#
#62# & #63#

#64# & #65#

Pelo que estudámos, a estátua foi um presente dos franceses aos americanos (como boas vindas aos imigrantes). Foi criada por um escultor francês (Frederic Auguste Bartholdi) e inaugurada em 1886.

Aos nossos olhos, achámo-la maior do que parece nas fotografias e documentários mas oca e pouco interessante por dentro. Apesar disso, ficámos a explorar a ilha aproximadamente 2 horas.
Comemos a nossa “sande” de hambúrguer no caminho de volta e fizemos inveja a muita gente (que se limitava a comer o célebre “hot dog” comprado no bar do “ferry”).

15:20, “Times Square”, “break time”.

Partirmos de metro em direcção ao Pret Café, onde já tínhamos estado ontem e tínhamos adorado. Mais uma vez nos deliciámos com o “moka” com leite de soja e o chá de menta.

Estivemos no quentinho a tarde toda e regalámo-nos a ver nevar bastante pelas janelas do café.

Quando nos preparávamos para partir em direcção à “Times Square” (para pôr os postais no correio), a Vera encontrou uma pequena substância no “moka” (parecida com a alga da “miso soup”) e recebeu não só outra bebida como um brownie caseiro cuja receita é da casa e já foi melhorada 32 vezes!
#66# & #67#
Pediram-nos desculpas e nós dissemos que tínhamos apreciado muito a atitude deles e que achávamos o café excelente (e era mesmo!).

Na minha cabeça, eles pensaram que nós éramos da equipa da Lonely Planet ou coisa parecida (porque nos viram a tarde toda a estudar o guia, a escrever nos diários e a colar todos os recibos e papés de onde tínhamos ido).

A verdade, essa, é outra, mas pode ser que um dia ainda nos tornemos viajantes de profissão!

Passámos na “Times Square” de fugida e o caos continuava. Há sempre trânsito e o movimento é constante, quer de dia quer de noite, quer nos fins-de-semana, quer nos outros dias. É uma locura!
#68# & #69#
Voámos para casa e comentámos uma com a outra que já “fazíamos oitos” na capital do mundo. É mais fácil andar de metro e nos orientarmos em Nova Iorque que em Lisboa ou Paris. Parece estranho mas é verdade…

Tivemos uma noite de cinema no quarto. Vimos aleatoriamente vídeos e fotos da viagem. Rimos até não aguentarmos mais.

Sem comentários: