quarta-feira, janeiro 2

Tokyo

Tokyo – cidade grande, cheia de gente, com um ritmo alucinante, às vezes confusa e difícil de entender para quem precisa de aproveitar bem o tempo.

Nos 5 dias que estivemos na capital japonesa, Tokyo, conseguimos ver, com muito esforço, alguns dos pontos altos desta cidade que nunca dorme. Digo com muito esforço porque é complicadíssimo conseguir visitar tudo o que se planeia, devido à enorme distancia que nos separa dos templos e zonas de maior interesse e porque, nesta altura do ano, a maioria dos templos se encontram fechados, nao podendo, por isso, ser visitados. Mesmo com alguns contratempos, conseguimos ver muitos testemunhos historicos e conhecer um pouco da cultura e habitos dos japoneses :)

É difícil não se ficar apaixonado por este fantástico mundo! Os japoneses sao realmente pessoas muito diferentes, com características e maneiras de estar na vida muito especiais.

O primeiro dia foi passado, de loja em loja, a ver máquinas fotográficas e a comparar preços. Era importante escolhermos uma boa máquina a um preco baixo.

Enquanto tomávamos uma decisão, fomos trocar dinheiro e almoçar a um EXCELENTE sushi bar.

Como as máquinas fotográficas são realmente mais baratas no Japão que em Portugal, a nossa escolha acabou por ser a Canon A 650 is. Ainda ficamos indecisos se haviamos de perder a cabeça e comprar outro modelo da Canon profissional mas, como a garantia é apenas por um ano e somente válida no Japao, decidimos esperar mais uns meses.

Para nosso espanto, quando saimos da loja já era noite escura e o dia estava a acabar. Perdemos o dia mas ganhámos uma máquina fotográfica nova para podermos fotografar o resto do nosso passeio por estas bandas :)
À noite, decidimos conhecer a zona mais "in" da cidade de Tokyo. Pudemos ver muita malta nova com diferentes estilos, muitos restaurantes, cafés e bares. Comemos Ramen (uma espécie de sopa, parecido a noodles) e arroz com caril, picante mas muito bom! Para desmoer a grande barrigada, andamos pelas ruas cheias de reclamens luminosos e vimos que, nesta cidade, não há novas nem velhas tendências, cada um veste roupas mais malucas do que o outro e todos tem a sua piada e originalidade. Os japoneses novos são todos cheios de estilo, cheios de pinta e muito engraçados :)

No dia seguinte, decidimos fazer uma pequena viagem de comboio e fomos visitar o Monte Fuji. Outro fracaço!!

Apesar do dia se apresentar excelente para este passeio, a escolha do local para avistar o monte nao foi nada boa. Andamos meia hora ou mais e continuavamos sem uma vista limpa, apenas postes de electricidade, prédios altos, reclames publicitários, estradas e automóveis.

Foi uma desilusão mas deu para ver ao vivo o tão conhecido cenário...

Para descarregarmos a nossa raiva, fomos jantar a um restaurante de luxo. Sushi, pois está claro! Comemos uma salada fria com amendoins, uma sopa de cogumelos, um grande prato de sushi e, para rematar, uma bola de gelado caseiro de laranja. Tudo estava delicioso!

Nos dias que se seguiram, exploramos Asakusa
(onde estamos instalados) e Ueno, uma zona perto de Asakusa cheia de templos e muitas outras coisas tipicamente japonesas; a zona do Museu Nacional; o parque que circuscreve o Jardim Zoologico; a zona do Mercado do Peixe, a Torre de Tokyo, a zona do Palácio Imperial, visitámos também dois templos, um budista e outro nao e ainda conseguimos ver de uma excelente exposição de fotografia numa galeria.

Como se está a aproximar o ano novo, ficamos espantados com a quantidade de gente nas ruas, uma coisa por demais! Só nesta época do ano se pode ver a quantidade de japoneses em turismo no seu próprio país. É impressionante! As cidades mais escolhidas são Tokyo e Kyoto. Os hotéis, restaurantes, templos (que estão abertos) e ruas estão todos cheios de gente e o ambiente muda completamente.

De qualquer maneira, é bonito de se ver, eles tem muita fé e continuam a acreditar que as visitas aos templos, no início do ano, são sagradas e obrigatórias para que tudo corra bem com a sua família no ano que acabou de começar :)

Pelo que pudemos apurar, tal como na Coreia do Sul, os japoneses não dão muita importância ao natal, apenas veem este conjunto de dias como a semana de preparação para as festas para o novo ano. A primeira semana do ano é sim, para eles, a semana mais importante. Nesta meia duzia de dias, tudo pára, quase todos os comércios fecham, as pessoas apenas desfrutam das suas familias e vão aos templos comprar alguns amuletos e talismãs para que o ano que se avisinha seja ainda melhor que o que passou. Apesar do dia de ano novo ser muito importante para eles, primeiro vêm as visitas ao templos e as refeicoes em família e, apenas uma semana mais tarde, no Dia de Reis, trocam os presentes, tal como em Espanha.

Sem comentários: