quinta-feira, julho 19

Banja Luka a vista :)

Dia 35 - 19 Julho 2007

Estamos tao cansadas que, dormimos de qualquer maneira e, ate nas fronteiras, a coisa nao foi demorada. Chegamos a Banja Luka por volta das 6h sem mapa da cidade mas ja de dia, o que facilitou um bocadinho as coisas :)

Mais uma cidade muito visitada por turistas onde quase ninguem fala ingles, nem na estacao dos comboios e camionetas! Depois de sermos completamente incompreendidas durante 30 minutos, decidimos esperar pela entrada do novo turno nas bilheteiras e aproveitamos para fazer um piquenique na estacao ate se fazerem 7h :)

Como a estacao dos comboios era mesmo ao lado, fomos perguntar tambem os horarios mas, definitivamente, andar de comboio nestes paises esta fora de questao porque ha apenas um comboio por dia a fazer as ligacoes principais e demora quase o dobro do tempo que as camionetas. Outra coisa nada interessante e perceber que nos guiches da venda de bilhetes de comboio nao sabem o que sao os passes de interail e apenas nos dizem que nao ha descontos para ninguem. E surreal!! Mesmo!!

Depois de termos optado por comprar o bilhete de camioneta, partimos a descoberta da pequena mas muito requisitada cidade de Banja Luka, no norte da Bosnia Herzegovina.

Com um mapa adquirido nas informacoes turisticas, conseguimos em 3 ou 4h ver as principais igrejas, passear no famoso mercado, visitar 2 jardins, um deles com os dois famosos tabuleiros de xadrez, desehados no paviemto e com as pecas esculpidas e moveis, quase da altura de uma pessoa, onde se pode jogar livremente e onde acaba por se desenvolver um ambiente agradavel. Ate me fez lembrar os ajuntamentos de pessoas a jogar a petanca em Portugal. Muito interessante!

A ultima coisa que tivemos oportunidade de visitar, e a mais interessante, foi o castelo e o parque que se localiza em seu redor e no seu interior. Apesar de algumas areas estarem um pouco abandonadas, o parque tem muita vegetacao e um bonito lago onde os locais aproveitam para pescar. Depois de comermos bolachas e de bebermos mais de um litro de agua, iniciamos um longo percurso, a pe, ate a estacao das camionetas para seguirmos para Zagreb, ou seja, para seguirmos para o centro da europa.

Conseidero terminados os paises complicados e onde as coisas realmente estao "a anos luz" de funcionarem ao contrario da maioria dos paises do centro da europa. Missam cumprida!! Sinto-me bem por ter tido coragem e, como ja calculava, nao e assim tao dificil visitar estes paises sem "um pacote de viagem", e preciso sim, gostar muito de viajar e acreditar que tudo vai correr bem :)