domingo, julho 1

Viena de Áustria

Dia 16 - 29 Junho 2007

Mais uma bela soneca de 4h, desta vez no pendolino Praga - Viena :)) Ái que bem que se esteve!

Viena é, sem dúvida, a cidade com maior área que já visitámos nesta viagem. Pensamos ser impossível ver a maioria das coisas a pé mas, vamos tentar.

A pousada por que optámos é mesmo ao pé da estação dos combóios - West Bahnhof, a cerca de 1 km do centro histórico. O local é limpo, relativemente novo, com um jardim muito agradável, cozinha e uma ampla sala com piano e tudo! A nossa chegada foi abençoada com um japonês a tocar piano, foi difícil ir embora, ele era realmente muito bom e o ambiente tornou-se mesmo um equilibrio entre o Yin e Yang.

Depois de um prato de massa com tomate e algumas cerejas checas, comecámos a nossa aventura em Viena, a pé claro!

O tempo está a comecar a estabilizar, andámos sempre de manga curta e chinelos. Aproveitámos para ver a parte este e nordeste do centro histórico e voltámos para a pousada pela margem do rio.

Deu para ter um primeiro contacto mas, a brincar a brincar, andámos à volta de 10 km para ver uma amostra do que é o centro histórico de Viena de Áustria.

No nosso quarto de 8 camas (4 beliches) estao 3 asiáticas e 5 caucasianas (duas delas tugas, NÓS!!). As asiáticas estão em todas! Até agora, não temos tido problemas quer com as pousadas, quer com os combóios, porque ainda há lugares disponíveis.

Esta última semana já se tem notado um aumento de turistas e prevemos que as coisas se compliquem à medida que nos vamos aproximando do pico do Verão.

Para contrariar a regra, temos encontrado "montes" de japoneses e coreanos. As nacionalidades que mais temos encontrado a viajar sao: Japoneses, Coreanos, Norte Americanos, Francêses e Espanhóis (os Portugueses ainda são uma miragem mas nós estamos aqui para tentar mudar a imagem de que os tugas só gostam do Algarve e que não são aventureiros!!

Agora se me dão licença, vou usufruir da minha cama que vale 15 euros e tentar repôr todas as energias para que o dia de amanhã seja proveitoso a 100%.

No nosso quarto já tudo dorme e ainda nem é meia-noite. Para variar, já andei a chatear a Vera para bebermos um copo mas ela esta "uma beca carocha" LOL Amanhã não vai ter safa possível porque vou logo comprar uma garrafa de vinho e duas seven up :) :) Vai ver como elas lhe mordem!! Hehehe...

PS - Por mais que lave os pés o odor mantém-se, comeco a ficar preocupada porque ainda nem passaram 3 semanas e o meu cheiro é identico ao de um sem abrigo. Nao vou fracassar nem vacilar, vou continuar a tomar banho por mais que não pareça!!

Até ao meu regresso :)

Dia 17 - 30 Junho 2007

As camas deste hostel sao 5 estrelas, tem um colchão molinho e um edredon farfalhudo. Mesmo o que nós estávamos a precisar :)

Hoje de manhã decidimos ficar em Viena 3 dias, pela pousada e pelo descanso, mas também pela cidade.

Na maior das calmas, lá para as 11h, comecámos a fazer um itinerário pelo centro histórico. Foi difícil chegar pois havía muitos turistas e locais nas ruas mas, com um pouco de paciência tudo se consegue!

Entre sol e alguns salpicos, conseguimos ver muita coisa e almoçar num jardim bastante florido.

Como hoje é Sábado, fomos fazer as compras de supermercado para o fim-de-semana, pois aqui em Viena, nos Sábados à tarde e nos Domingos só abrem restaurantes e cafés.

Tal como ontem tinha programado, comprei 4 latas de cerveja com limão (0,5 l) com a intenção de fazermos uma pausa na relva de um jardim ou de as bebermos à noite na pousada, tal nao chegou a acontecer visto termo-nos deparado com uma MEGA MANIFESTACAO GAY que durou cerca de 2h. Completamente em alta, com as nossas cervejas de limão, assistimos à manif. na primeira fila onde se pode encontrar de tudo. Até deu gosto ver a dimensão do acontecimento e constatar o peso que este tema tem para os cidadãos austríacos.
Depois de termos "torrado" ao sol, de bebermos umas bjekas, de termos visto montes de gente divertida e "práfrentex", fizémos mais 2h de turismo e conseguimos ver tudo o que queríamos.

Muito cansadas, fomos em direcção à pousada com a intenção de amanhã visitarmos espaços verdes da cidade e a zona do Rio Donau.

Até agora, a cidade de Viena parece-nos bastante interessante mas falta-me apreciar e sentir a zona ribeirinha para poder formar uma opinião acerca desta potente capital.

Neste momento, para mim, Praga continua como a cidade de eleição desta viagem. Sem dúvida!!

Dia 18 - 1 Julho 2007

Hoje é o dia da despedida de Viena, pelo que decidimos dedicá-lo aos grandes parques e jardins que limitam a periferia da capital austríaca.

Com um bilhete para todos os transportes da cidade, válido por 24h, comecámos por desbundar o metro. Como hoje é Domingo encontrámos, nos três parques que visitámos, montes de famílias com criancas e muitas diversões nos relvados.

Comecámos no Donaupark (pr'aí a uns 10 km do centro da cidade) onde encontrámos diversas actividades desde Karaté, Fitness, Escalada, Jogos, Karaoke, havia de tudo para todos os gostos e todas as faixas etárias. Foi uma emoção!!

Hoje a temperatura chegou aos 35 graus, estava-se constantemente a destilar.

De seguida fomos ao Leopold Stadt, o maior parque da cidade, com cerca de 15 km por 10 km. Aí andámos até aborrecer, sempre com árvores adultas a fazer sombra, o que proporcionou umas belas sonecas na relva e um piquenique em pleno contacto com corvos e outras bicharadas :) Este parque foi o maior que visitei até hoje, quer dizer, percorri uma pequena parte mas deu para sentir o cheiro do campo mesmo no limite de uma das maiores capitais da Europa.

Como ninguém é de ferro, o cansaço começou a acusar e tivémos que pensar em desistir de andar.

Já no metro ainda fomos dar uma olhadela ao jardim Donauinsel que se localiza entre dois braços de rio (é uma estreita faixa de terra entre o rio Donau e o Neue Donau).

Depois de estarmos a deitar parques e jardins pelos olhos, decidimos ir de volta para uma das principais avenidas da cidade - Mariahilfer.

Instaladas numa das melhores e mais badaladas geladarias, a Vera deliciou-se a comer um gelado de 3 bolas. Como era de esperar, os nossos pés estavam da cor do café, cheios de feridas dos chinelos e, tal como o resto do corpo, espalhavam um aroma característico de quem esteve 10 horas a andar ao sol. Quem não achou piada foi o "garçon" da esplanada, cheio de pinta, que só olhava de lado e nos tirava as medidas :) :) Racista!!
Como nós não nos deixámos vencer, apesar do cansaço, acabámos a noite em beleza a beber uma cerveja com limão, a jogar uma cartada e a pôr a conversa em dia.

Estes 3 dias foram bem aproveitados e tornaram-se muito divertidos, Viena está posicionada em segundo lugar na classificacao geral ;)

Sem comentários: