domingo, julho 8

A caminho de terras moldavas

Dia 24 - 7 Julho 2007

Ontem, depois de prepararmos alguma comida para levarmos conosco para o comboio da noite Buchareste - Chisinau, despedimo-nos do staf do nosso hostel e de alguns companheiros viajantes. Como a amabilidade é uma qualidade dos donos do Hostel Friends, explicámos que voltariamos a Bucharest daqui a 2 dias e, pedimos por favor, se nos podiam guardar as mochilas durante a nossa breve viagem pela capital moldava.

Já com algum atraso, dirigimo-nos ao comboio azul com Moldova escrito em letras brancas.

Nao há duvida que a sorte nos tem acompanhado, mal entrámos na nossa "couchete" fomos encontrar 2 raparigas moldavas que nos apoiaram na viagem e nos explicaram o que podiamos ver enquanto estivessemos no pais delas. Ambas já tinham viajado bastante e estavam contentes por nós termos ido para a frente com a ideia de conhecer Chisinau, já que muitos turistas se arrependem, visto não ser um pais turístico e não se conhecer nem se ouvir falar muito nele.

O comboio é pré-histórico, não tem nada a ver com o pior em que tínhamos andado. Realmente na internet tinha lido que a viagem é um autêntico sacrificio, e é mesmo!! As janelas de cada compartimento não funcionam ! Nem uma, estão seladas! E no corredor, funciona uma ou duas por carruagem. Ou seja, viajámos numa sauna permanente, onde as moscas foram uma constante. Neste comboio, a turbulência é nossa companheira e as casas de banho têm bastantes semelhanças com as dos campos de concentração de Auschwitz. Nada do que eu não tivesse lido na net mas, a verdade é que se tem que querer muito fazer esta viagem para se dizer que não custa assim tanto. Ainda mais quando se viaja 2 noites seguidas neste comboio :) :)

Como se ainda não bastasse tudo isto, ao fim de 7h de trajecto chegámos a fronteira Roménia - Moldavia onde ficámos 2h, quer para verem os passaportes e as bagagens, quer para mudarem as rodas ao comboio.

Quando as nossas companheiras de cabine nos explicaram que a linha ferrea romena é mais larga e, por esse motivo, quando se passa para a Moldavia, o comboio sofre arranjos mecânicos demorados para que sejam trocadas as rodas por outras com menor distância, nós nem queríamos acreditar.

A sensação que se tem é a de estarem a levantar o comboio e nós quase aos trambolhões lá dentro até eles conseguirem finalmente encaixar as novas rodas. Apesar de no inicio ser "soft", levantam uma carruagem de cada vez (cerca de 1m) e põem as pecas de ferro com as rodas por baixo da carruagem, o fim é muito pior, pois passa-se por uma data de testes e verificações com o intuito de ficar tudo bem colocado e do comboio poder seguir viagem.

Pelo que percebi, é o único pais da Europa que tem este sistema. Nao é nada prático pois com esta brincadeira perde-se pelo menos 2h. Sendo o percurso de 13h, duas ou três são passadas sem andar 1km!

Depois de algumas horas conturbadas, sem podermos sair da "couchete" por causa de todas as burocracias alfandegárias e fronteiriças, continuamos o trajecto mas ainda sem passaportes e sem bilhetes de comboio. Em todos os comboios nocturnos que viajámos até agora, há uma equipa de 2 homens por carruagem que fica com os documentos do inicio ao fim. Por um lado até é bom, não temos essa preocupação enquanto dormimos, eles guardam-nos a identidade :)

Hoje de madrugada (por volta das 4h da manhã), levámos o primeiro carimbo no passaporte. À excepção da Albânia e da Turquia, todos os outros paises que visitámos e que ainda vamos visitar, pertencem à União Europeia e, por isso, não nos é exigido passaporte.

Com um calor super desidratante e um sono cheio de interrupções, chegámos a Chisinau por volta das 9h da manhã YESSS! Prova superada, heheheh...

Depois de darmos uma olhadela pelos preços das coisas, decidimos levantar 150 lei moldavos, o que deu a mísera quantia de 10 euros. É este o orçamento que temos disponível para hoje, 5 euros para cada uma :) :)

A casa de banho do Mc Donalds já vai sendo a nossa favorita pois geralmente é gratuita e asseada. Hoje não podiamos deixar de a visitar porque a casa de banho do comboio, a partir das 23h espalhava um cheiro a mijo pelo corredor e pelos compartimentos que até tivemos de dormir com um lenco na cara. :( A hipótese de ir à casa de banho a partir dessa hora nem sequer se pôs e tivemos de aguentar até ser dia.

A cidade de Chisinau não é tão desinteressante como tinha pensado. Da estação dos comboios até ao centro histórico contam-se diferenças mas, é uma cidade pacata e agradável no seu todo.

Visitámos os Correios (de onde mandámos um postalinho), a Biblioteca Municipal, o Museu Nacional, o Museu de História Arqueológica e Etnográfica Nacional, o Jardim Stefan Cel Mare, a Government House, o Arco do Triunfo, a Catedral (ortodoxa) e o Jardim da Catedral, a Piata Liberdatii e uma igreja azul que, por falta de tempo, vimos so de passagem.

Claro está que ainda houve tempo e dinheiro para comprarmos um porta-incensos e uma caixa de 20 paus de incenso de maçã para oferecer ao staf da nossa guesthouse em Bucharest. Eles vão ficar muito contentes e nós também :) Tínhamos de agradecer de alguma maneira!

Como o que é bom acaba depressa, num instante se fizeram horas de regressarmos ao comboio e darmos de caras com os mesmos 2 senhores, na mesma carruagem onde pernoitámos, ou pelo menos tentámos pernoitar,na noite passada. Isto vai ser agreste! Ahhh, esqueci-me de dizer que gostámos muito de visitar a capital da República da Moldavia e, se tivessemos vacilado, iríamos ficar sempre com um nó na garganta e sem saber como era este pais tão recente mas muito bonito. Ainda bem que viemos para passar o testemunho de que, afinal, este pais, um dos mais pobres da europa, precisa de nós, turistas, para que os museus e os edificios de valor tenham verbas para restauros e para manterem os testemunhos da pouca história que tem como pais independente.

Desta vez, ficámos sozinhas num compartimento de 4 camas, pagámos 2ª classe mas ficámos em 1ª. :)

Está um calor que não se pode e nós estamos sujas da cabeça aos pés. Amanhã vamos tentar tirar o caruncho e melhorar a aparência!

Dia 25 - 8 Julho 2007

Como pudemos apreciar no trajecto Budapeste - Bucareste e tambem Bucareste - Chisinau - Bucareste, as paisagens são relativamente planas e constituidas por campos de searas e de girassóis. É impressionante ver a quantidade de girassóis todos alinhados e viçosos, quer ao nascer quer ao pôr-do-sol, marcando na paisagem uma faixa uniforme de cor amarelada que, facilmente fica na memória.

Como as fronteiras se localizam mais perto da Moldavia, por volta das 22h, e depois de muito secar novamente, conseguimos trancar o nosso compartimento e só acordar 30 minutos antes de chegarmos.

Estamos de volta a terras conhecidas, isso dá-nos alguma tranquilidade e faz-nos ficar um pouco mais relaxadas.

Despois do trajecto até ao Hostel Friends, de termos reavido as nossas mini-bagagens, de ter tomado um ganda banho e de termos oferecido a lembrança, partimos com alguma pena mas, com o objectivo de conhecer Istambul nos próximos dias. Três noites consecutivas no comboio têm de ser compensadas, obrigatoriamente, com uns dias de relax numa das cidades mais badaladas e místicas do mundo.

Bom, agora espera-me mais 19 horas a dormir embalada, numa tábua minúscula e sem seguranca nenhuma. Amanhã de manhã vai fazer-se luz e espero encontrar um sitiozinho bem bacano para ficar :) :)