quinta-feira, julho 5

Em Budapeste e Buchareste

Dia 20 - 3 Julho 2007

O relógio tocou e nós estávamos mortas, sim mortas!! Estamos no limite. Às 6:30h partimos no combóio para Budapeste, na Hungria. A viagem correu bem, partilhámos a "cabine" com um rapaz que nos "aturou" a viagem inteira e ainda nos deu algumas dicas.

Para variar chegámos a Budapeste e fomos ajudadas por um senhor de idade também ele viajante, sim, porque já vái sendo hábito os guichets das informações não funcionarem. Nas informações estavam-se nas tintas em perceber o que os turistas perguntavam e só sabiam responder com ar de sermão e em húngaro.

Como sabíamos a morada de algumas pousadas, dirigimo-nos para o centro a pé e, depois de vermos uma ou duas que estavam cheias, fomos para a Museum Guesthouse, recomendada pelo staff da The Loft Hostel. Foi uma pena não conseguírmos vaga no The Loft, era a nossa primeira escolha, um hostel novo, com internet, com um staff muito bacano, principalmente o rapaz moreno que nos deu todo o apoio e nos convidou para a party de hoje a noite :) :)

A guesthouse onde ficámos não á assim tão má, simplesmente está mal tratada ou com muito uso mas, como ficámos as duas no primeiro andar, mais parece que estamos num quarto duplo. Está-se mesmo bem!!

Sem querermos, a tarde foi passada a dormir. Há 20 dias que não descansamos, teve que ser mesmo hoje e ainda para mais, tem estado um calor de morte durante a tarde.

Por volta das 18h fomos, meio zombies, caminhámos atá às informações e ao supermercado. Tudo tranquilo e sem stress durante a tarde :) :)

Ainda tirámos algumas fotos mas, por volta das 20h, decidimos aceitar o convite e invadimos a party do The Loft ;)

Depois de algumas cervejas bebidas e de falarmos com todas as pessoas que nos apareceram à frente, tivémos que partir pois estava a fazer-se tarde. Apesar da malta estar a insistir para ficarmos, já era quase meia noite e teve mesmo que ser!

Um dos rapazes da recepção era cá um pão. LOL Isto ja' sou eu a precisar de mimos..hehehe..

CORAÇÃO!! Apanha um low cost e vem ter connosco!! JÁ!! I Need You...

O caminho da pousada foi uma aventura porque não estávamos a 100% mas, acabou por se fazer mais kilometro menos kilometro :)

Ainda tomámos banho e cozinhámos uma comidinha espertinha. Estava deliciosa! lol

Ái que bem que soube uma cama lavada e confortável. A partir daqui vai ser a doer. Estou para ver!

See you tomorow?!

Dia 21 - 4 Julho 2007

Consegui apanhar vaga no único computador com internet da pousada e, por isso, passei parte da manhã a pesquisar transportes e pousadas na Roménia e na Moldávia. Estamos indecisas se havemos de ir de Buchareste para Chisinau no combóio nocturno ou de autocarro, através de uma companhia privada. De qualquer maneira, a Moldávia esta fora dos paises abrangidos pelo Inter-rail Pass, o que faz com que não tenhamos qualquer desconto na compra dos bilhetes de ida e volta.

O tempo para leste esta cada vez mais esquisito. Muitas tempestades e trovoadas mas sempre com 35 graus de temperatura.

Hoje, depois de irmos à estacao dos combóios fazer a reserva para podermos viajar no combóio da noite, experimentámos o metro de Budapeste para nos transportarmos para o outro lado do rio.

A capital divide-se em Buda (margem esquerda do rio) e Peste (margem direita do rio) onde se localiza o centro histórico e, obviamente, onde podemos encontrar o coração da cidade.

Com tantas coisas que queriamos ver, calcorreámos todo o centro histórico acabando por nos atrasar no supermercado e, sem um centavo, fomos obrigadas a apanhar uma valente molha até à estação dos combóios. Não precisa dizer que foi deveras desagradável porque ficámos molhadas a noite toda.

Budapeste, ao contrário do que imaginava, é uma cidade cheia de testemunhos históricos e com uma vivência incrível. Não senti que fosse uma cidade insegura mas pode-se facilmente pensar que sim, visto ser uma cidade onde se podem observar muitas pessoas sem abrigo e alguma sujidade.

Mesmo os monumentos e sítios classificados como património estão ao abandono e vandalizados, o que dá uma ideia de desorganização e desleixo por parte das entidades competentes e responsáveis por tais edificios.

Mesmo com as avenidas sujas, metade da cidade em obras e com a enorme chuvada que caíu hoje, para mim, Budapeste encontra-se em terceiro lugar na classificação geral.

Dia 22 - 5 Julho 2007

Mais uma noite a dormir numa tábua de 50 cm por 1,5m :)

Desta vez, partilhámos a nossa "couchete" do combóio Budapeste - Buchareste com duas canadianas que viajavam também juntas. Elas estavam tão atrapalhadas com duas malas enormes e 2 mochilas não menos grandes que, mais parecia quererem voltar para casa do que aproveitar a viagem. Acontece! Elas estavam pasmadas por saberem que a nossa viagem durava mais tempo que a delas e nós só tínhamos 2 mochilas pequenas.

Conclusão: no inicio do percurso fomos de pé porque o comboio partiu às 17:30h, depois de termos passado as fronteiras é que foi pior, nós como estavamos nas duas camas de baixo tivémos que dormir quase em cima das malas das "madames" e o corredor ficou tapado com malas e malinhas onde quase nem cabiam os nossos pés. Para mim nem custou muito pois por volta das 22h arrochei e só voltei a abrir a pestana meia hora antes da chegada :)

Fomos recebidas com um calor abrasador e uma emorme nuvem de poluição. Na zona envolvente à estação dos combóios de Buchareste não há passeios de calçada nem estrada de alcatrão, é tudo terra batida e ouvem-se 30 buzinadelas por minuto.

Depois de andármos cerca de 30 minutos, conseguimos encontrar a Friends Guesthouse com um staff constituido por uma senhora de idade e a sua filha, de aproximadamente 25 anos, ambas muito prestáveis.

A pousada é muito fixe, nem parece ser possível a existência de uma pousada com esta qualidade, pois a rua e o prédio mostram sinais de velhice e falta de obras, como aliás toda a cidade (sem excepção).

Depois de um bom banho, de alguma roupa lavada e de desbundar a net da guesthouse, partimos à procura de um supermercado ou restaurante.

Buchareste é totalmetnte diferente de todas as cidades até agora visitadas.

Não se encontra diferençaa absolutamente nenhuma entre o centro histórico e a periferia da cidade (porque o centro foi destruido na sua totalidade na segunda guerra mundial), o trânsito é caótico e aparentemente sem regras, as passadeiras são inexistentes, os taxistas são milhares e competamente doidos a conduzir, a poluição é insuportável e, ainda não vimos hospitais nem farmácias. Ahhh, mais um pormenor importante, a não existencia de postos de informação turística na cidade inteira. Segundo um rapaz da nossa guesthouse, que é frances e está aqui a trabalhar, Bucharest não tem turismo, os viajantes não vêm para estas paragens e cada turista que chega fica com a impressao que é o único na cidade. Isso é verdade! Quase não se vê ninguém a fazer turismo e, pensando bem, a cidade não tem monumentos, museus ou jardins, o que faz com que não seja possível a existência de mapas turísticos e postais ilustrados com pontos de interesse na cidade.

Com o intuito de desenrascar algumas informações, aproveitámos a amabilidade dos donos da nossa guesthouse para lhes pedirmos um mapa e umas dicas sobre como poderíamos passar os 2 dias que temos destinados para esta cidade.

Antes de comecarmos o passeio, já com um pseudo mapa na mão e umas coisas assinaladas, decidimos reservar a nossa viagem para a Moldávia (ida e volta) e também a ida para Istambul.

Uma coisa que nos espantou, quando nos dirigimos às bilheteiras foi a lingua romena! É muito parecida com a italiana e com a finlandesa. Conseguimos perceber a maioria das coisas que eles falavam, mas eles, infelizmente, não nos percebiam em português. Apesar de ser o pais mais desorganizado, sujo e com o ambiente mais pesado onde estivemos, a maioria das pessoas são muito prestáveis e, no único guichet internacional da estação dos caminhos de ferro, as senhoras atenderam-nos com toda a calma, esclareceram-nos todas as dúvidas com a maior das simpatias e com um inglês perfeito. Ficámos um pouco intrigadas com tanta contradição mas sentimo-nos bem e seguras e isso é o que interessa :)

O resto do dia foi passado a caminhar pelas ruas de terra batida e constatar, com alguma tristeza, que a beleza e a harmonia nao moram aqui :( :(

Amanhã vamos tentar de novo encontrar a essência desta cidade.

Dia 23 - 6 Julho 2007

Sem nada programado, ontem acaba'mos por ir comprar uma garrafa de vinho tinto romeno que nos encarrega'mos de beber ate' `a ultima gota, na companhia da inglesa Michele e da austriaca Lourdes. A noite foi uma animacao na cave do hostel, ao fim ao cabo fez ontem 3 semanas que estamos a viajar. A "manta" da Vera era tal que, apesar de so' ter batido com a cabeca uma vez, no baixo tecto falso, derramou vinho 2 ou 3 no vao das escadas! LOL No fim desta parvoice toda, e de termos dado conta de um pacote de bolachas de chocolate, fomos dormir como se nada fosse :)

A meio da noite, fui inesperadamente confrontada com uma valente dor de barriga, o que fez com que tivesse de ir `a casa de banho em missao urgente de socorro. Afinal, depois de ter feito uma pintura abstracta na casa de banho, as coisas voltaram `a normalidade e so' comecei realmente o dia por volta das 10:30h com umas torradinhas e um galao na cozinha do hostel :)

A manha foi passada com a Michele e com a Vera a fazer turismo pela cidade. Farta'mo-nos de tirar fotografias e, ao contrario do que ontem pensavamos, a cidade ate' e' interessante e tem muitos edificios com interesse. Visita'mos o Museu da Historia Nacional e o Parlamento, os dois pontos principais de Buchareste.

Na parte da tarde estivemos no hostel a almocar e a preparar-nos para a proxima viagem. Hoje, por volta das 19h partimos no comboio da noite para Chisinau, a capital da Moldavia, estamos prestes a conhecer um dos paises mais pobres da europa.

Assim que for possivel escreverei...