sexta-feira, julho 20

Em Zagreb

Dia 35 - 19 Julho 2007 (continuacao)

O trajecto demorou 4 h e, para nao variar, fizemos mais uma amizade. Desta vez, com uma senhora de alguma idade que se mostrou super simpatica, verdadeira e que ate nos ofereceu um saco de rebucados quase no fim do trajecto. Ela concluiu dizendo que as melhores ofertas sao aquelas que nao tem significado, ou seja, uma oferta nao precisa de razao aparente nem de ser programada. A senhora disse tambem que nao programa a vida e que vive muito feliz com o que tem e com as opcoes por ela tomadas ate agora. Uma "velhota" com pinta :) Gostei muito da senhora e acabamos as 3 a comer rebucados de leite com frutas ate Zagreb. Hehehe...

Quando saimos do autocarro deparamo-nos com um calor ainda mais intenso e com o "combustivel" quase a zero. Precisavamos mesmo de um quarto fresco e limpo e de um grande banho antes do que quer que fosse! E foi o que encontramos e fizemos :)

A nossa pousada e um pouco longe da zona centro da cidade mas, em compensacao e muito boa! Como os bilhetes diarios de tram sao baratos, e so despendemos de 10 minutos no trajecto, optamos por ficar bem instaladas e rodeadas de malta como nos, ou seja, porcos mal cheirosos, com alguns neuronios irreparaveis mas felizes :) ;) :)

Ao fim da tarde, so conseguimos ver a Catedral e mais uma ou duas igrejas. Para variar, a Catedral esta em obras e nao deu para apreciar como gostariamos mas, nunca e tarde, e podemos sempre voltar um dia...

Como hoje completamos 5 semanas de viagem e estamos cansadissimas, decidimos ir jantar fora. Comemos na esplanada de um restaurante muito procurado pela malta jovem, Nocturnus, e a nossa escolha recaiu para uma pizza feita em forno de lenha, um copo de cerveja e um bolo de chocolate :) A comida estava optima e passamos uma agradavel hora mas, por volta das onze da noite, ja em modo automatico, apanhamos o tram de novo para o hostel e, depois de irmos a internet falar com a "famelga" pelo Skype, fomos descansar a carcaca.

Quase todas as noites que passamos em dormitorios, fomos sempre as ultimas a deitar-nos! Nao entendo, nos ate nao nos deitamos muito tarde e a malta nao passeia metade do que nos passeamos.Esta malta, fala fala mas depois nao se ve nada! Enfim, cada um sabe de si :)

Dia 36 - 20 Julho 2007

Ainda nem tinha tocado o despertador do telemovel e ja eu estava em alta, cordada, com as baterias a 100% e pronta para mais kilometros :) Sou mesmo uma ganda maluka! Hehehe... O mesmo nao se pode dizer da minha irma Vera que estava "ferrada" a dormir, como sempre, e so queria acreditar que ainda era de madrugada e que eu ia apenas a casa de banho. Nao passou de uma miragem, como nos outros dias e, como quem corre por gosto nao se cansa, as 8 horas da manha ja estavamos as duas prontinhas e a caminho do centro de Zagreb ;)

Nas informacoes deram-nos um mapa da cidade e explicaram-nos 2 percursos obrigatorios. Um na zona alta e outro na zona baixa da cidade. Apesar de termos cortado alguns pontos que achamos menos interessantes, conseguimos ver o que queriamos e, com 20 minutos de atraso voltar para o hostel e fazer o check-out. Meia-hora na internet e, "zuca" com eslas para a estacao dos comboios.

Desta vez sao 2 horas a caminho da Ljubljana e, como aqui ja sabem o que e um bilhete de interail, nao tivemos que pagar absolutamente nada e recomecamos as nossas belas viajens de comboio! ADORO! Adoro viajar de comboio, principalmente a noite. Dormir embalada pela turbulencia, ao som dos carris e ser transportada ao mesmo tempo :) Ai que saudades!

Pode ser que nos 4 dias que faltam para acabar o passe de interail, ainda facamos 1 ou 2 noites de comboio! Quem me dera...