Dia 33 - 16 Julho 2007
A noite passada foi um grande filme! Depois de passarmos o dia no lago a apanhar sol e a tomar banho, nao contavamos com complicacoes nem estavamos preparadas para novo stress.
Por volta das 21h, estavamos a acabar de arrumar as coisas porque, como quisemos ir ver o por-do-sol, atrasamo-nos e por pouco nao apanhavamos o ultimo mini-bus de Ohrid para Struga (de onde parte a nossa camioneta para tirana).
Aparentemente as coisas estavam a correr bem, ate porque o Sampo (o dono do hostel de Ohrid) nos disse que nao se importava de guardar as nossas mochilas para que nos viessemos mais leves e aproveitassemos melhor os 2 dias em Tirana.
Primeiro que tudo, e importante referir que, a Albania nao tem boas ligacoes (quer terrestres quer aereas, quer fluviais ou maritimas) com os paises com que faz fronteira, sendo o percurso mais directo e, por isso, mais utilizado Struga - Tirana (Macedonia - Albania).
Depois de muito tentar saber ligacoes, precos e horarios de barcos, comboios e camionetas, constatamos que a maneira mais facil, rapida e segura seria comprar um bilhete de ida e volta (Struga - Tirana - Struga), e foi o que fizemos!
A aventura comecou quando, depois de fazermos o trajecto ate Struga, nos deparamos com a pseudo-estacao dos autocarros completamente deserta. Depois de ja termos andado cerca de 3 km completamente as escuras (apenas auxiliadas pela pequena mas potente lanterna do telemovel), apercebemo-nos que ainda faltavam 2h para a camioneta e que, a unica presenca humana era o guarda nocturno da estacao que, apesar de nos dar apoio e nos deixar ficar ao pe dele, estava mais a dormir do que a guardar o territorio.
Foram 2 horas de pleno constrangimento! Para nos, era impensavel que uma estacao principal como esta nos apresentasse tal panorama! Nem um candeeiro de rua, nem umas luzes de presenca, NADA!! O proprio guarda nocturno tinha uma lanterna que acendia de hora a hora para verificar se tudo estava ok e apenas iluminava o seu pequeno espaco com uma luz de presenca que mal dava para lhe ver o rosto.
Bom, apesar de o guarda nao perceber uma palavra de ingles, mostrou-se disponivel e nao nos transmitiu outra intencao que nao fosse a de nos ajudar. Como nao podiamos voltar a tras, tivemos que continuar! E assim fizemos...
Por volta da meia-noite, e ja com uma ou duas familias connosco, entramos na camioneta que ja vinha cheia desde outra cidade principal da Macedonia. Apesar de o ambiente ser um pouco diferente, o clima mudou, havia muitas mulheres e criancas o que nos fez descansar o cerebro novamente.
Ate as fronteiras foi um tiro, cerca de 40 minutos, mas passa-las e que demorou o tempo do costume, 1 a 2h. Os guardas e policias estavam de volta de um carro pequeno comercial que, tanto quando pudemos apurar, tinha uma quantidade significativa de drogas, devidamente acondicionadas em volta de toda a chapa do veiculo. Ainda pudemos ver a desmontarem algumas pecas como o para-choques e os dois bancos do automovel. Ao fim de mais 1h, estavamos com menos 10 euros cada uma na carteira mas, com mais um carimbo no passaspote e dentro da Albania :)
Apesar de ir toda a gente a dormir na camioneta, eu nao consegui. Como eram ja 4h da manha, comecou a aparecer uma certa claridade que fez com que pudesse observar, com alguma dificuldade, a paisagem ou a falta dela. So pensava que este pais esteve em guerra ha muito pouco tempo (cerca de 1 ano) e, a medida que me conseguia abstrair disso, a paisagem fazia-me recuar nos pensamentos. Durante todo o trajecto so vi po e destruicao! Nada de vida animal nem vegetal, nada a nao ser a prova, muito recente, de uma guerra! A viagem foi muito perturbadora para mim.
Quando falei com alguns viajantes sobre este pais, todos me disseram que era um pais muito interessante e que nao havia qualquer perigo em visita-lo mas, a minha sensacao e o meu sentimento "in loco" foi completamente diferente. Pude sentir de tudo um pouco e nada de concreto!
Uma coisa que me fez muita confusao durante o trajecto foram as estradas (quer as da Macedonia, quer as da Albania) nao terem qualquer tipo de sinalizacao e serem todas de terra batida. Para nao fugir a regra, a iluminacao era INEXISTENTE, o que me fez pensar no perigo que porporciona aos condutores e peoes e que explica o numero tao elevado de acidentes e atropelamentos.
Chegamos finalmente a capital da Albania, Tirana, por volta das 5:30h da manha. O sol ja iluminava na perfeicao toda a cidade e havia gente nas ruas como se fosse meio-dia.
Depois de sairmos do autocarro e de observarmos que Tirana esta completamente reconstruida ou intacta (talvez tenha sido o unico sitio do pais a nao ser bombardeado durante a guerra), sentimo-nos novamente seguras e, com o guia na mao, seguimos o mapa e caminhamos em direccao ao Tirana Backpacker Hostel (o unico hostel existente na cidade). O caminho ainda demorou 1h mas fez-se bem. Valeu a pena faze-lo para depois encontrar um lugar onde pudessemos descansar e sentirmo-nos de novo em casa.
A manha foi passada a dormir no quarto. Decidimos aproveitar a calmaria da manha e do dormitorio ja que, para o fim da tarde, chegam pelo menos mais dois viajantes que estiveram connosco em Ohrid.
A cidade, vimo-la durante a tarde. E pequena e nao tem muita coisa. Apenas andamos pelas avenidas principais e aperciamos a praca central que e um dos pontos altos de Tirana (se assim se pode chamar).
Como, mais cedo ou mais tarde, vamos sabendo das novidades, fomos informadas que a cidade so tem electricidade e agua das 7 as 11 horas da manha e das 7 as 11 horas da tarde. O resto do pais, para os Albaneses, a excepcao de uma cidade ou outra, e como se nao existisse, ou seja, nao tem nada! NADA! Afinal, a visao que tive da camioneta nao esta tao longe da realidade...
O ambiente do hostel e optimo e, apesar de nas ruas nao se verem muitos turistas aqui, encontramo-nos todos e comportamo-nos como uma familia. Isso faz-nos sentir muito bem e da-nos forcas para continuar estas longas viagens...
Dia 34 - 17 Julho 2007
Ontem, ao falar com o meu pai pelo skype, fiquei mais exclarecida em relacao a algumas coisas que se passaram na Albania durante a guerra.
Afinal a capital, Tirana, e a segunda cidade principal, Shkodra, como foram as "salas de visita" durante a guerra, conseguiram ser poupadas, ao contrario do resto do pais. Estas duas cidades tinham a funcao de receber os membros governamentais, forcas de seguranca e todo o tipo de ajudas. A sua expansao no territorio, ate ha bem pouco tempo, era feita apenas com essa finalidade e, por isso, sao as unicas cidades que hoje nos sao apresentadas sem qualquer vestigio de destruicao. A cidade de Tirana esta pensada e organizada de acordo com a politica e as necessidades do pais. Na maioria da sua area podem-se encontrar edificios governamentais, jardins, uma praca, uma ou duas mesquitas e poucos mais elementos de valor. Tirana foi e e' a capital politica e economica do pais!
Hoje, para alem de tudo o que ja existia ate a guerra acabar, podemos encontrar um anel na periferia da cidade onde existem predios e moradias unifamiliares relativamente novos e muitos hoteis, cafes e restaurantes de excelente qualidade. O que prova que a cidade esta a comecar a investir na qualidade e no turismo.
Com a ajuda dos EUA, parece-me que Tirana vai no bom caminho porque esta a recuperar muito rapidamente e esta a conseguir ultrapassar o negro passado tao recente. Agora em relacao ao resto do pais nao sei mas, pelo que consegui apurar, nao ha quaisquer intensoes de apagar as ma's memorias e dar lugar a um novo cenario rural. A prioridade parece estar em fazer crescer e tornar seguras as duas principais cidades do pais.
Hoje, o nosso dia foi muito simples. As 9h da manha estavamos dentro de um autocarro para voltar para Struga, na Macedonia e, depois de 3h para esticar as pernas, ir buscar as mochilas e comprar alguma comida e agua, partimos na camioneta da noite para Belgrado, na Servia e Montenegro. O caminho nao foi directo, passamos por 2 ou 3 terriolas na Macedonia e depois, por quase todas as cidades do Montenegro, Kosovo e Servia. Temos que nos sujeitar, pois estes paises ja se sabe como sao! E haver camionetas decentes ja e uma sorte, porque comboios, e' o mesmo que nao existirem! Eu nem sei como estes paises podem fazer parte do Interrail Ticket...
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2 comentários:
Mas que é isto?? Chego aqui e vejo ali no lado esquerdo "Belgrado, Servia e Montenegro". Por muito que gostem da minha companhia e eu quisesse ter ido numa viagem dessas, devo dizer que Montenegro é independente... e essa Servia é apenas e nada mais que minha vizinha, portanto não nos tratem como casal, porque não o somos!!
Hehehe
Bjs.
Ola amiguinho,
Obrigada pela correccao, tens 100 % de verdade naquilo que dizes, no entanto vou explicar-te porque optei por escrever no blog "Servia e Montenegro" como pais unico.
Quando partimos da Macedonia (Ohrid) para o Montenegro (Podgorica), e passamos a fronteira, foi-nos posto no passaporte um carimbo de entrada e, durante o resto do trajecto (para a Servia, Belgrado; passando primeiro pelo Kosovo), nao nos foi pedido mais nenhuma vez o passaporte nem paramos em mais nenhuma fronteira. Isto e verdade!
Depois de tentarmos exclarecer o assunto com alguns viajantes, e de em Belgrado pedirmos mapas nas informacoes, constatamos que a Servia e o Montenegro ainda aparece e funciona, na sua maioria, como um unico pais e com uma unica capital, apesar de ja nao o ser).
Ja nas bilheteiras das estacoes de comboios e autocarros, continuam a ter apenas ligacoes para as capitais mais importantes dos paises vizinhos e a partida e sempre de Belgrado. Nos proprios placardes das partidas e chegadas internacionais aparece Belgrado (Servia e Montenegro) e as cidades de destino, ou seja, o nome da capital com o nome do respectivo pais).
Posto isto, e como afinal, desde 3 de Junho de 2006 que o Montenegro declarou oficialmente a sua independencia, vou mudar o blog e apresentar a informacao o mais correcta possivel. Nao quero que te falte nada e alem disso foi um bom comentario :)
Beijinhos
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